Audiência púbica referente à instalação da Subsea7 é suspensa por ordem judicial

A audiência pública, que estava designada para realizar ontem, promovida pelo IAP para discussão acerca do imapcto ambientel relacionado à instalação e atividades da empresa Subsea7, em nosso Município, foi suspensa por determinação judicial momentos antes de ser instaurada.

Empresa de construção e engenharia submarina que faturou US$ 2,4 bilhões em 2009 no mundo, sendo US$ 848 milhões no Brasil (no qual possui a Petrobras como principal cliente), a Subsea 7 tem sido discreta em relação aos movimentos que está fazendo no litoral do Estado. Para ampliar sua capacidade de atendimento de encomendas do setor petroleiro, faz algum tempo que ela desenvolve planos para a região. No fim de 2007, com a perspectiva de que essa indústria iria crescer para o Sul, comprou, por valor não revelado, uma área de 2,6 mil hectares em Pontal do Paraná, na entrada da baía de Paranaguá, da qual pretende usar apenas 3% – pelo projeto, o restante do terreno será preservado. A intenção da empresa é começar a construção de sua base paranaense ainda em 2010 e colocá-la em operação em 2011.

Assim sendo, estava para ontem agendada a realização de uma audiência pública, onde o IAP analisaria e discutiria pontos referentes ao impacto ambiental em nossa região a partir da instalação da empresa.

É evidente que somos favoráveis à chegada de empresas credibilizadas e fortes, que invistam e gerem empregos e rendas em Pontal do Paraná, mas a questão ambiental é algo que necessita ser muito bem discutida e preservada a fim de que não haja um preço alto a ser arcado pelas gerações futuras. A audiência pública de ontem se proporia a discutir justamente isso.

No entanto, momentos antes de sua realização, a audiência foi suspensa por determinação judicial. A informação ainda não é oficial, mas consta que o Ministério Público alcançou uma liminar para que houvesse tal suspensão, pois entende que a análise do impacto ambiental, na região, deveria ser realizado pelo IBAMA e não pelo IAP.

Vamos aguardar os próximos capítulos da saga, sempre torcendo pelo progresso de nossa cidade.

Forte Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s