Procon diz que bloqueio do WhatsApp prejudica usuários

Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) se pronunciou na tarde desta terça-feira (19) sobre o bloqueio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Segundo o órgão, que reúne procons de todo o Brasil, a medida judicial vai prejudicar muitos consumidores que utilizam ferramenta para se comunicar e até mesmo para trabalhar.

whatsapp

De acordo com Claudia Silvano, diretora do Procon-PR  e presidente da Proconsbrasil, é preciso que outras formas de punição sejam utilizadas, tais como a aplicação de multas pesadas e eventual responsabilização penal por obstrução à justiça. “O que não pode acontecer é o bloqueio do serviço, por tempo indeterminado, prejudicando o usuário”, disse.

O bloqueio do WhatsApp foi determinado pela Justiça do Rio de Janeiro, por meio de uma decisão da juíza Daniella Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias. De acordo com a Justiça, o WhatsApp descumpriu decisão judicial de interceptar mensagens trocadas pelo aplicativo em uma investigação criminal. Essa é a terceira vez que o WhatsApp é suspenso no país.

Em nota, o WhatsApp disse que considera a determinação judicial uma ameaça à capacidade das pessoas de se comunicarem e diz que espera ver o bloqueio suspenso tão logo seja possível.

“É chocante que menos de dois meses depois que o povo brasileiro e legisladores rejeitaram o bloqueio dos serviços como WhatsApp, a história se repete. Como antes, milhões de pessoas são desconectadas de amigos, entes queridos, clientes e colegas hoje, simplesmente porque estamos sendo questionados por informações que não temos”, disse o diretor executivo do WhatsApp, Jan Koum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s