ELEIÇÕES 2016 – UTILIDADE PUBLICA

No Paraná três cidades terão 2º turno: Curitiba, Maringá e Ponta Grossa.
TSE oferece formulários para o dia da votação e para depois da eleição.

Título de Eleitor (Foto: Divulgação/ TSE)
Os Cartórios Eleitorais serão ponto para justificativa de voto em cidades onde não há segundo turno (Foto: Divulgação/ TSE)

O segundo turno das Eleições 2016 será realizado no domingo (30) em três cidades do Paraná: Curitiba, Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais e em Maringá, no norte do estado.

O eleitor que vota em uma dessas cidades e estiver fora, pode justificar a ausência no dia da votação ou até 60 dias após o pleito. Imprima aqui os formulários para justificar a ausência.

Se estiver em uma das três cidades onde há segundo turno, é preciso levar o título de eleitor e documento de identificação com foto até a sessão eleitoral mais próxima.

Já o eleitor que estiver em uma cidade onde não há segundo turno, pode justificar a ausência em Fóruns ou Cartórios Eleitorais do estado, que vão funcionar das 8h às 17h no domingo.

O eleitor terá de preencher o formulário e assiná-lo na presença de um mesário ou representante da Justiça Eleitoral, em qualquer local destinado ao recebimento de justificativa eleitoral no dia da votação.

Documentos necessários
Para justificar, é preciso levar um documento oficial de identificação com foto e entregar o formulário preenchido. Os dados do formulário devem estar legíveis e corretos para que a justificativa seja válida.

Entre as informações necessárias, é preciso ter o número do título de eleitor, que pode ser consultado no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ou pelo telefone (41) 3330-8880.

Justificativa depois da votação
A justificativa referente à ausência no primeiro turno da eleição pode ser feita até 1º de dezembro. Para o segundo turno, a data limite é 29 de dezembro. É necessário justificar cada turno em que o eleitor foi ausente.

Quem perder o prazo terá de pagar multa, de aproximadamente R$ 3, que pode vir a ser multiplicada até dez vezes, de acordo com decisão da Justiça. Para isso, basta procurar um cartório eleitoral e regularizar a situação.

No caso específico dos eleitores que estão em Pontal do Paraná cujo domicilio eleitoral seja Curitiba, Maringá ou Ponta Grossa, deverão dirirgir ao Cartório Eleitoral de Matinhos para apresentar justificativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s